terça-feira, 27 de outubro de 2015

A Alimentação dos Leopard Geckos

A alimentação dos geckos, não sei se considero uma coisa complicada, ou simples. Complicada no aspecto que a alimentação dele é somente composta por insetos vivos. Então é meio complicado, pois geralmente optam por fazer a própria criação em casa. Que não foi minha alternativa, eu tenho sorte de ter um bom fornecedor de alimentos, com bom preço e ainda é perto de casa!

Alimentos:
Os insetos que utilizo são basicamente: grilos, baratas cinéreas, tenébrio molitor e zophoba (tenébrio gigante), sempre vivos. Pode ser usado o alimento desidratado, mas acho meio ruim, pois alem da facilidade que eu tenho de adquirir eles vivos, os geckos só se alimentam com o animal em movimento, então seria necessário outros equipamentos e tal. Além do gecko deixar de ingerir a água do alimento vivo, o processo de desidratação com certeza reduz a quantidade de alguns nutrientes.
Você com o tempo e convivência com o animal, percebe que alguns preferem determinado tipo de inseto, o que não é muito legal, pois uma alimentação balanceada é o segredo para uma boa saúde do seu gecko.
Sempre antes de alimenta-los dar um banho nos insetos com as vitaminas e cálcio para enriquecer a alimentação e suplementa-la.

Gecko do leopardo que come o grilo
(Fonte: http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-gecko-do-leopardo-que-come-o-grilo-image4269335)

Valores nutricionais:
Tabelas de analise nutricional (Insetos Comestíveis Vivos) 
 
Umidade
(%)
Proteína
bruta (%)
Extrato
etéreo (%)
Fibras
(%)
Cinzas
(%)
Calcio
(%)
Fósforo
(%)
Tenébrio molitor
59,14
18,72
20,08
7,61
1,03
0,05
0,28
Zophoba
62,26
17,24
15,23
7,42
1,04
0,07
0,21
Grilo Preto
68,06
16,47
9,65
10,59
1,42
0,15
0,23
Barata Cinérea
68,42
20,17
10,60
15,58
1,40
0,14
0,25








                              * Fonte: Laboratório Hidrocepe – Belo Horizonte/MG (produtos Nutrinsecta)
Tabela de Análise Nutricional (Insetos Comestíveis Desidratados)
 
Umidade
(%)
Proteína
bruta (%)
Extrato
etéreo (%)
Fibras
(%)
Cinzas
(%)
Calcio
(%)
Fósforo
(%)
Tenébrio molitor
3,71
47,41
35,83
6,45
3,20
0,07
0,52
Zophoba
1,94
44,03
40,32
8,00
3,21
0,12
0,53
Grilo Preto
7,22
48,76
31,50
7,99
4,43
0,19
0,66
Barata Cinérea
6,07
60,39
21,48
6,92
5,16
0,13
0,56








                                  Fonte: Laboratório Hidrocepe – Belo Horizonte/MG (produtos Nutrinsecta).

Grilos:


É um alimento bastante rico em proteínas, ferro e cálcio. Percebo que os geckos gostam bastante, por se mexerem muito, o que aguça o instinto de caça deles. O bom que você pode adquirir e fornecer grilos de diversos tamanhos, conforme a fase de crescimento do seu gecko. Atualmente uso grilos de 2 cm, que todos comem muito bem! E também não possuo filhotes.

Baratas cinéreas:



Este alimento é rico como o grilo, eu prefiro os grilos, por problemas internos rs.

Tenébrio molitor:



É um alimento rico em gorduras, porém é um alimento bem aceito pelos geckos. Em todas as faixas de idade percebo que eles gostam. Os filhotes e adolescentes pelo alimento ser pequeno, ser fácil deles ingerirem, os mais velhos comem por gula igual espaguete mesmo!

Zophoba (tenébrio gigante):



Zophoba são bons, ricos em gordura e muito nutritivos. São bons para encherem a barriga e engordar os geckos. Eu particularmente dou a partir da juventude do gecko, pois já vi alguns vomitarem, não sei se eram grandes demais, pois isso prefiro evitar. É um bom segredo para seu gecko ganhar peso, percebam que eles são muito mais gordinhos e maiores que o tenébrio molitor.

Todos os alimentos que mencionei acima, forneço eles misturados, para evitar uma escolha do animal, e acredito tambem que esta mistura promove uma alimentacao mais balanceada e diversificada a eles.

Periodicidade:

Outro ponto que acho importante em comentar, é a periodicidade, ou frequência que seu gecko deve ser alimentado. É difícil falar da periodicidade, sem mencionarmos o assunto de acompanhamento do peso do seu gecko.

Inicialmente, os recém nascidos, não se alimentam, pois contem depósitos alimentares em seu saco vitelinico, geralmente começa a alimentação apos a primeira ecdise e sugiro insetos pequenos, como grilos jovens e tenébrios molitores diariamente, no amanhecer, ou ao entardecer, sigo com este procedimento até ele atingir 10-12 gramas (pesados semanalmente).

Quando eles atingem as 10-12 gramas, ja podem ser considerados geckos jovens, neste momento alterno a alimentação a cada 2 dias, aumento o tamanho e quantidade de grilos e faço os primeiros testes com a Zophoba. Caso não seja bem recebida, aumento a quantidade de tenébrios molitores.
A pesagem fica mais espaçada, deixo elas para depois de cada ecdise (praticamente mensalmente), conforme eles crescem, vou aumentando o tamanho dos grilos e reintroduzo a Zophoba.

Esta ja é praticamente a mesma alimentação dos adultos, a diferença é que se quero engordar algum gecko, intensifico a zophoba, mas respeito sempre este prazo minimo de 2 dias para que a digestao e absorção dos nutrientes seja eficaz ao pet.

Outras considerações:

Alguns pontos que considero de grande importância:
- Jamais descarte alimentos vivos, isto pode gerar um acidente ambiental, não subestime a natureza.
- O aquecimento do gecko para uma boa digestão deve vir de baixo, para cima. Portanto se faz necessário o uso de fitas aquecedoras ou placas de aquecimento. Particularmente não uso rochas, pois existe a necessidade de dentro do terrário ter tocas quentes, o que acaba sendo mais prático e barato comprar uma placa de aquecimento.
- Deixe seu animal quieto depois de alimenta-lo!!!
- Durante a ecdise eles ingerem a própria pele (tenho um video da minha sunglow, depois posto), então é comum não se alimentarem neste periodo. Deixem ele quieto que a natureza resolve muita coisa!
- Não deixe restos de alimentos (vivos) no terrario, eles podem incomodar e estressar, machucar o gecko (zophoba, grilos e baratas).





8 comentários:

  1. Amigo tenho um gecko adulto ele não come faz 5 dias e não está em ecdise isso é normal ?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Qual marca e onde encontro esse cálcio para complementar os Gekos?

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de adquirir um, moro na região metropolitana de BH.

    ResponderExcluir
  4. Em média quantos insetos eles ingerem a cada alimentação na fase adulta e quando ainda são jovens?

    ResponderExcluir
  5. por quanto tempo um gecko pode ficar sem comer??

    ResponderExcluir